Notícias

Vinicius Jr. chora ao falar sobre racismo em coletiva: “Só queria jogar futebol”

Atleta concedeu entrevista histórica enfatizando a luta antirracista que carrega consigo, não somente no futebol espanhol

Na próxima terça-feira (26), Vinicius Junior estará no Santigo Bernabéu, mas como visitante. O atleta do Real Madrid entrará no gramado do glorioso estádio com a camisa da Seleção Brasileira, para enfrentar a Espanha em amistoso.

Por toda sua importância no futebol espanhol atualmente, o atacante merengue foi escolhido como protagonista da coletiva pré-jogo, desta segunda (25). Como era praticamente inevitável, e muito necessário, o tema central da entrevista foi o racismo.

O camisa 7 do time da capital espanhola tem sido alvo de preconceito há anos no futebol local e, apesar de suas frequentes denúncias, nada parece ocorrer. As punições são brandas e generalistas, isso quando ocorrem. Muitas vezes, os agressores passam impunes e as ligas pouco fazem de concreto contra as atitudes.

Brazil Training And Press Conference
Photo by Diego Souto/Getty Images

Durante a coletiva, Vinicius destacou a luta contra o racismo como uma questão que foge somente a sua figura. Segundo ele, a motivação para seguir confrontando o preconceito vem da esperança de impactar positivamente outras pessoas.

“Eu quero fazer com que as pessoas no mundo possam evoluir, possam melhorar e que possamos ter igualdade. Que num futuro bem próximo, possam ter menos casos de racismo, e as pessoas negras possam ter uma vida normal, como todas as outras. E quero seguir lutando só por isso, porque se fosse por mim eu já teria desistido, porque eu fico dentro de casa, ninguém vai me xingar, fazer nada comigo”, afirmou.

Emoção e aplausos

Ao completar a fala sobre a importância da luta antirracista em sua carreira, o brasileiro se emocionou. Ele relembrou a dificuldade de manter o foco nas partidas enquanto uma parcela dos torcedores rivais ressoam o preconceito.

“Eu vou para os jogos com a cabeça centrada, para que eu possa fazer o melhor para a minha equipe e nem sempre é possível. Então, eu tenho que me concentrar muito todos os dias… (chora) Eu só queria jogar futebol, só quero jogar, fazer de tudo pelo meu clube e pela minha família”, concluiu.

Na coletiva, Vinicius Junior também se emocionou ao falar sobre como muito membros da mídia esportiva espanhol não colaboram para a luta contra o racismo. Ele reconheceu erros dentro de campo, mas destacou que uma parcela dos profissionais da imprensa se negam a ver o preconceito frequente que sofre.

“Por que eles, os repórteres daqui da Espanha, que são mais velhos do que eu, não podem estudar, ver o que realmente está acontecendo? Cada vez eu estou mais triste, cada vez tenho menos vontade de jogar. Mas eu vou seguir lutando”, enfatizou o ex-Flamengo com a voz trêmula.

Não só pela importância dentro de campo, mas também por sua representatividade no amistoso, o camisa 7 deve seguir como titular da equipe de Dorival Júnior para enfrentar a Espanha. O jogo está marcado para amanhã, às 17h30, horário de Brasília.